terça-feira, 26 de outubro de 2010

A noção de consumo dos pequenos

Aos quatro anos recém feitos, meu filho tem uma concepção de consumo muito peculiar da sua idade: brinquedos e pracinha! duas palavras que fazem seu olhar brilhar intensamente... Agora, por ocasião do seu aniversário, aproveitei para levar ele junto ao fazer a troca de presentes repetidos. Uma excelente oportunidade de treinar opções de escolha, noção de caro e barato, acessível ou não. E daí pude observar suas preferências e o que o faz vibrar na escolha dos brinquedos: o desafio. Sim, ao escolhermos quebra-cabeça, entre inúmeras opções, todas apontadas por ele eram aqueles mais complexos, para "meninos maiores". Ao explicar que estes não eram próprios para a sua idade, que teríamos que procurar algo mais adequado a crianças de quatro anos, percebi seu desapontamento...mas continuamos a procurar. Ao passar seus olhinhos ansiosos pelas prateleiras coloridas e repletas de opções... logo passou a mão em um quebra-cabeça do Pica-pau, seu desenho favorito!.  "É este aqui mãe! é esse aqui que eu quero"! Não tive muita escolha, tal o seu entusiasmo. Peguei o brinquedo e me dirigi ao caixa. Ao chegarmos em casa comentei que o quebra-cabeça era para meninos com mais de 5 anos....e seria difícil ele montar, mas que a mãe o pai lhe ajudariam. Imediantamente ele pegou as peças e iniciou a montagem, vibrando de felicidade a cada encaixe. Vendo "crescer"a figura era visível seu entusiasmo: "Mãe olha só como eu consigo..." No outro dia, ao acordar, foi logo pegando seu quebra-cabeça..."mãe, eu vou montar pra ti, não vem aqui não...deixa que eu te chamo tá".
by Simoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário